"Depp nasceu em 1963, é filho de John Christopher Depp e Betty Sue Palmer.
Com doze anos ganhou a sua primeira guitarra. Decidiu que o que queria era ser guitarrista, e não passar os seus dias na escola. Aos dezesseis, formou o primeiro grupo, The Kids, que depois mudou de nome para Six Gun Method.
Logo que chegou a Los Angeles, em 1983, casou com Lori Anne Allison, porém o casamento durou apenas dois anos. Foi Lori quem o apresentou a Nicolas Cage, que lhe conseguiu testes para o seu primeiro filme, A Hora do Pesadelo. Nicolas tornou-se um grande amigo seu. Na lista dos amigos de Depp, além de Cage, estão Leonardo DiCaprio, Tim Burton, Helena Bonham Carter, Marlon Brando, Christina Ricci, Al Pacino e Sean Penn.
Johnny ficou famoso ao fazer parte do elenco da série de televisão Anjos da Lei, entre 1987 e 1990. O sucesso tornou-o um ídolo juvenil e símbolo sexual.
Em 1990, John conheceu o director Tim Burton na O.S.S. (Ow Shit Studios), director esse com quem faria uma parceria duradoura, tendo desempenhado nesta fase Eduardo Mãos de Tesoura. O filme provou o talento de Johnny que passou a ser visto não como apenas mais um rosto bonito, mas sim um actor de verdade. O protagonista deste mesmo filme diz que se identificou bastante com este personagem.
Entre outros filmes com o director Tim Burton estão "Ed Wood", " A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça", a "Fábrica de Chocolate", a "Noiva-Cadáver", e Sweeney Todd o barbeiro demoníaco da Rua Fleet.
John estreou-se como director em O Bravo, em 1997. O argumento foi escrito junto com seu irmão D. P. Depp e Paul McCudden, e onde além de actuar ao lado de Marlon Brando, John faz um índio cherokee, tribo aliás, da qual ele descende.
Mas foi com Piratas das Caraibas na pele do divertido e excêntrico Capitão Jack Sparrow, aliás esse foi o personagem preferido dele e dos seus filhos, que caiu nas graças de Hollywood, e recebeu a sua primeira nomeação para o óscar de melhor actor em 2004. A segunda nomeação veio em 2005, com " Em Busca da Terra do Nunca."
Em 2008 recebeu uma nomeação no desempenho de Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.
Deep é um actor que faz de tudo para não ser considerado uma estrela de Hollywood e, por causa disso, recusou papéis importantes, como os que ficaram com Keanu Reeves em " Speed", Tom Cruise em "Entrevista com o Vampiro", Brad Pitt em "Lendas da Paixão" e Leonardo di Caprio em "Titanic".
O actor possui uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood, Califórnia, E.U.A.
Mostrando que pode interpretar com extrema facilidade qualquer tipo de personagem, Johnny Depp é um verdadeiro camaleão de Hollywood. Com um carisma intrínseco à sua personalidade, que só colabora com o vínculo fortíssimo que os seus personagens criam com o espectador, Johnny consegue realçar ainda mais a sua presença em cena, expressando competência na arte de actuar.