"Caixa, Santander Totta, BES, BPI, Espírito Santo Financial Group, BCP, Montepio e Banif foram alvo de ‘downgrade’ pela Moody’s.
"O corte no ‘rating' dos oitos bancos reflecte a fraca capacidade do Governo em ajudar os seus bancos", explicou Maria-Jose Mori, analista da Moody's que acompanha a banca portuguesa.
O ‘downgrade' na banca vem por arrasto do corte de ontem em dois níveis do ‘rating' atribuído pela Moody's à República Portuguesa, de ‘Aa2' para ‘A1'.
O impacto não foi, contudo, idêntico para todos os bancos. Caixa, Santander Tottal, BES, BPI e Espírito Santo Financial Group viram a sua classificação de dívida cair em um nível. Já o BCP, o Montepio e o Banif sofreram um ‘donwgrade' de dois níveis.
Os cortes menos acentuados nas classificações do Totta, do BES e do BPI são justificados pelo seu ‘rating' mais elevado e pela flexibilidade financeira intrínseca destes bancos.
BES, Espírito Santo Financial Group, BPI, BCP e Banif, continuam com outlook negativo, o que indicia a possibilidade de novo corte de 'rating' nos próximos 12 meses.
O ‘rating' influencia directamente o custo de financiamento das empresas e dos próprios estados, pelo que este ‘downgrade' poderá dificultar ainda mais o acesso ao crédito por parte dos bancos."