sábado, 18 de outubro de 2014

Homenagem ao Zé oliveira

No presente mês de outubro de 2014 comemoram-se os 30 anos do nascimento do BRONCAS, o anti-heroi, o Zé Povinho beirão criado pelo Zé Oliveira para o jornal Trevim da Lousã.
Este jornal comemorou quarta-feira, 1 de outubro, o seu 47.º aniversário. O cartune “Broncas”, da autoria de Zé Oliveira, acompanha-o há 30 anos, estando também de parabéns. Para celebrar, a Cooperativa Trevim irá promover um diversificado programa cultural, ao longo de todo o mês.

«Há 30 anos a dar Broncas» é o título da primeira iniciativa, uma exposição de cartune pelo colaborador e ex-editor do jornal, Zé Oliveira. A inauguração teve lugar sábado, dia 4,  no museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques.

Além de muitos cartunes publicados no Trevim, estarão patentes, até 31 de outubro, trinta homenagens ao autor, pelo punho de trinta cartunistas de todo o país.

No dia 18, o auditório deste museu acolhe, pelas 15:00, o lançamento do livro com o mesmo título, acompanhado de um Beirão de Honra. Seguir-se-á uma sessão de caricatura ao vivo no átrio do Cineteatro da Lousã, entre as 16:30 e as 18:30. À noite, a cortina sobe para um recital de música e canto, com Manuel Freire e o grupo lousanense NovÁrvore.

Estas quatro pranchas, são a minha singela homenagem a Zé Oliveira e ao "Broncas".

 

Sem comentários: