sexta-feira, 19 de junho de 2009

Caricatura de Manuela F. Estrábica




2 comentários:

Geraldes Lino disse...

Hermínio Felizardo
Eu sei que a caricatura é uma arte difícil, nem sempre o caricaturista é certeiro na semelhança que tenta dar ao caricaturizado.
Comecei por achar piada à sua versão do envelhecimento das personagens Tintim e Haddock (atenção que Aboim não tem acento agudo no i)
Considero notáveis as caricaturas de Ray Charles e Cristiano Ronaldo (Cifrão). Parabéns.
Em contrapartida, achei fracas as do Maestro "Tony" Victorino de Almeida (atenção, você escreveu Vitorino), que aparenta muitos menos anos, a não ser que fosse a sua intenção a de o mostrar mais novo, o que não faria muito sentido, digo eu.
Também me parece ter falhado um pouco na caricatura de Manuela Ferreira Leite, visto não ter focado o evidente estrabismo convergente da senhora. Se a arte da Caricatura é, em certa medida, o exagero das características mais marcantes de um rosto, o estrabismo é o pormenor que mais chama a atenção no olhar de Ferreira Leite, e esse pormenor foi poupado à senhora. Cavalheirismo num caricaturista? Inadmissível.
Desculpe, espero que leve esta crítica para o lado positivo. E repito: com toda a consideração pela elevada dificuldade da arte da Caricatura, e para as muitas caricaturas escelentes, de sua autoria, que já tive ocasião de apreciar.
Abraço.

Felizardo Cartoon disse...

Caro Geraldes Lino :
Obrigado pela sua apreciação dos diferentes trabalhos .
Em relação a Manuela F. Leite, tentei conferir-lhe um certa austeridade na expressão, que penso que ela tem . Nunca tinha reparado no seu estrabismo ( lapso meu ). Na fotografia que usei como ponto de partida, também não era evidente esse pormenor . Quanto ao maestro, foi de facto minha intenção mostrá-lo mais novo, procurando lembrar aqueles programas televisivos em que todo ele era movimento : os gestos, o cabelo esvoaçante e o brilhantismo do seu discurso .

Valorizo muito a sua opinião !
Abraço ! Felizardo .