sábado, 22 de junho de 2013

Prancha de BD - Fantasma: Conflito geracional



 Apresento neste "post",  a prancha de banda desenhada que irá ser publicada no fanzine Efeméride nº6  - 1ª Parte, a sair em Setembro de 2013. Esta é uma de muitas pranchas que integram o trabalho, em causa, levado a cabo pelo excelente especialista e divulgador de Banda Desenhada português, Geraldes Lino. Esta prancha esteve exposta no último e recente Festival Internacional de B. D. de Beja.


para melhor compreensão desta iniciativa, transcrevo aqui a explicação do responsável pelo projecto  em causa, que é, como já referi antes, Geraldes Lino.

"Heróis de BD no Século XXI é o título da obra colectiva que irei editar no próximo ano, no nº 6 (e derradeiro) do fanzine Efeméride.

Iniciei-o a 15 de Outubro de 2005, com uma obra colectiva sob o título "Sonhos de Nemo no Século XXI", quando se registava a efeméride dos cem anos passados após o início da obra-prima da banda desenhada mundial "Little Nemo in Slumberland", surgida em igual dia e mês, mas do longínquo ano de 1905.

Em seguida, também em datas redondas, editei as obras comemorativas "Príncipe Valente no Século XXI", "Super-Homem no Século XXI", "Tintim no Século XXI" e "Corto Maltese no Século XXI".

Como o Efeméride é um fanzine extremamente trabalhoso, que implica a disponibilidade e a colaboração benévola de numerosos autores, além de a sua produção sair necessariamente por um preço bastante elevado, optei por fazer uma derradeira edição onde coubesse um abrangente painel com todos aqueles heróis e heroínas de BD que tinham direito ao registo da efeméride, sem que isso ainda tivesse acontecido, e talvez nunca viesse a acontecer, ao ritmo a que foram editados os números anteriores.

O critério que adoptei foi o de submeter ao gosto pessoal de cada autor a escolha da respectiva personagem da sua predilecção. Não tanto para divulgar a existência deste meu novo projecto, mas principalmente para me facilitar o controlo do andamento da obra, resolvi abrir este espaço (ou "Etiqueta").

Assim, como metodologia, irei elencar por ordem alfabética, todos os autores que, em princípio, aceitaram o meu convite, indicando os respectivos heróis/heroínas, de quem irão realizar pastiches, mas também, numa segunda listagem, todos os heróis escolhidos."


De referir, que este excerto, consta do blogue de Gelardes Lino: 
http://divulgandobd.blogspot.pt

Este "post" tem a data de 03 de Setembro de 2012

2 comentários:

Geraldes Lino disse...

Viva Hermínio Felizardo

Tenho a agradecer-lhe a reprodução do meu texto acerca do fanzine "Efeméride", e os pormenores desta obra em andamento (lento), a peça colectiva "Heróis de BD no Século XXI", em que você foi um dos primeiros a terminar a banda desenhada, no seu caso a sua óptima versão do célebre herói Fantasma.

Grande abraço.
G.Lino

Felizardo Cartoon disse...

Obrigado Geraldes Lino, pelo comentário e por ter levado a cabo uma iniciativa tão meritória.

Abraço! Hermínio