quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Caricatura de Miguel Torga




Desde tenra idade que aprendi a apreciar a obra de Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha.

 A sua obra os “ Bichos” era de leitura obrigatória no antigo sétimo ano unificado e era parte integrante dos conteúdos programáticos da disciplina de Língua Portuguesa.
 O que à partida se perfilava como mais uma actividade disciplinar, com o peso da obrigatoriedade, cedo se tornou um prazer, pois as personagens que evoluíam e emergiam daqueles contos magníficos eram-me familiares, encerravam em si as vivências ligadas à terra e à vida rural.


À semelhança do autor, também eu nasci e vivi parte da infância, numa aldeia “ granítica”, povoada por personagens, em quase tudo, iguais àquelas que emergiam dos contos. Era sem esforço que se fundiam com o meu próprio imaginário.

“A terra é o lugar concreto e natural do Homem. A terra surge, para o Poeta, como o ventre materno, o "chão duro que recebe o semente e que procria”. A tarefa humana deve orientar-se para esse sentido criador, genesíaco. Ao arar com a charrua ou ao lançar a semente que há-de germinar, o Homem executa um verdadeiro rito nupcial que não só estreita as suas relações com a terra, como a torna expressão do divino.”

" Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu em 1907 em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, Trás-os-Montes, e faleceu em 17 de Janeiro de 1995 em Coimbra. Emigrou para o Brasil ainda jovem e, quando regressou em 1925, matriculou-se na Universidade de Coimbra onde se formou em Medicina. Esteve de início literariamente próximo do grupo da Presença, sediado em Coimbra. Por volta de 1930, estava já afastado do grupo, fundando a revista Sinal. Funda pouco depois a revista Manisfesto. Começou a ser conhecido como poeta, tendo mais tarde ganho notoriedade com os seus contos ruralistas e os seus dezasseis volumes de Diário, estes publicados entre 1941-1995. Várias vezes nomeado para o Prémio Nobel da Literatura, tornou-se um dos mais conhecidos autores portugueses do século XX."

Sem comentários: